Avaliação de Governadores
Avaliação dos Presidentes da República

(clique na avaliação para exibir/ocultar linhas do gráfico)

Aprovação Datafolha:

O gráfico acima é construído a partir da resposta feita a seguinte pergunta: " Na sua opinião o(a) governador _____ está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?". O instituto Datafolha realiza esta pesquisa com indivíduos com idade superior ou igual a 16 anos, em pontos de fluxo populacional, obedecendo cotas de sexo e idade. O resultado apresentado possui margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Baixe os dados das pesquisas

Nas explicações a respeito das decisões dos eleitores sobre em quem votar, uma importante teoria é conhecida como Voto Econômico. De acordo com esta abordagem, o eleitor avalia a performance do governador atual a partir da performance da economia ao longo de seu mandato. Se a economia tiver um bom desempenho, o eleitor o recompensa com a reeleição ou com a eleição de um candidato apoiado por ele. Já se o desempenho econômico for ruim, o eleitor o pune, votando no candidato da oposição. É um voto retrospectivo, portanto. Por esta razão, aqui estamos relacionando a avaliação dos governadores com dois indicativos da atividade econômica: taxa de inflação e taxa de desemprego. Teoricamente, se espera que estes indicadores estejam inversamente correlacionados com a avaliação dos governadores: quando as taxas de inflação e desemprego aumentam, as avaliações devem piorar. Entretanto, deve-se considerar que esta relação não é perfeita, havendo outros fatores que interferem tanto na taxa de aprovações dos governadores, quanto nos resultados eleitorais.


Licença Creative Commons
O Aplicativo "Escolas da Região Metropolitana de São Paulo" do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional .
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/