Sobre o Aplicativo

Este aplicativo foi formulado especialmente para que você possa obter informações sobre o desempenho e as condições de operação das escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de São Paulo.

A plataforma permite que você localize qualquer escola de seu interesse e obtenha informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações e as condições sócio-econômicas dos alunos. O aplicativo permite também que você possa compará-las.

O aplicativo permite também que você possa compará-las com o entorno em um raio de até 2 quilômetros de distância.

Marta Arretche, diretora do CEM, explica sobre os objetivos deste aplicativo. Assista o vídeo

Além de obter informações sobre o desempenho das escolas de seu interesse, é muito importante ter em conta como as notas obtidas pelas escolas nos exames de avaliação devem ser entendidas.

Veja uma explicação sobre o que influencia o desempenho da escola e na escola, conforme reflexão do professor Naercio Menezes Filho Assista o vídeo

O professor Charles Kirschbaum (Insper) fala sobre os critérios que se deve levar em conta quando se escolhe uma escola para o seu filho. Assista o vídeo

A localização das escolas no espaço é possível graças ao emprego de Sistema de Informações Geográficas (SIG), que são sistemas que funcionam como organizadores de diversas camadas de informação e permitem gerar mapas para visualização espacial de dados.

O geógrafo Daniel Waldvogel Thomé da Silva, responsável pela Área de Transferência de Tecnologia e Difusão do Centro de Estudos da Metrópole (CEM - USP / Fapesp) fala sobre como foi realizado o georreferenciamento de todas as escolas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Assista o vídeo

Este aplicativo foi construído pelo Centro de Estudos da Metrópole com base em dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e Cultura, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a localização das escolas na região metropolitana de São Paulo.

Esta produção contou com a combinação de conhecimentos no campo das pesquisas de ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação.

O CEM é um dos CEPIDs financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e integra o Projeto Semear Ciência, que visa divulgar ao grande público pesquisas realizadas pelos CEPIDs sediados na Universidade de São Paulo.

Créditos dos vídeos:
Marta Arretche (CEM/USP)
Naercio Aquino Menezes Filho (Insper/USP)
Charles Kirschbaum (Insper/CEM)
Daniel Waldvogel Thomé da Silva (CEM/Cebrap)
Rogério Barbosa (CEM/USP)
Ximena León Contrera (CEM Comunicação)

Produção dos videos:
Serviço de Comunicação Social FFLCH-USP
Carlos Roberto Xavier, Rebecca Tawata Tamachiro e Bruno Correa Borgaini.

Licença Creative Commons
O Aplicativo "Escolas da Região Metropolitana de São Paulo" do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional .
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/